Meditação

O que é a Meditação?

Quando rezamos estamos a falar com Deus. Na Meditação nós procuramos escutar as respostas de Deus no silêncio dos nossos corações.

Quando falamos de Deus estamos-nos a referir ao nosso Eu, o nosso Ser, a nossa Suprema Consciência, Mente Cósmica, o Criador, seja qual for o nome que preferirem.

A Meditação não pode ser ensinada, assim como o acto de dormir não pode ser ensinado - uma pessoa simplesmente adormece. Da mesma maneira que adormecemos a meditação eventualmente chega quando estamos preparados. Para estarmos preparados é necessário que a nossa mente esteja imóvel. Para mantermos a mente imóvel e entrarmos no silêncio requer um treino diário. Existem uns certos passos que podemos seguir para estabelecer uma base e assegurar o bom sucesso:

A regularidade da hora, do sítio e da prática são muito importantes.

* Ao amanhecer e ao anoitecer a atmosfera está carregada com uma energia especial e esta é a melhor altura para practicar meditação.

* Se possível tenha um quarto separado ou encontre um espaço que seja sómente usado para meditação.

* Sente-se numa posição confortável, de preferência de pernas cruzadas e com a coluna e o pescoço erectos mas não tensos.

* Regule a respiração de uma forma consciente e depois respire cada vez mais devagar até atingir um ritmo imperceptível.

* Não force a mente a ficar vazia, simplesmente desassocie-se dela e observe-a como um filme.

meditation yoga temple

* Escolha um ponto de focagem. Geralmente o espaço entre as sobrancelhas (terceiro olho/ajna chakra) pode ser o escolhido por uma pessoa mais inclinada para o intelectual, ou o coração por uma pessoa mais extrovertida e com uma natureza mais aberta e demonstrativa. Nunca mude este ponto.

* Repita uma mantra (por exemplo: "soham" - "I am That I am") ou concentre-se num objecto da sua escolha (por exemplo: a respiração, uma chama, uma flor - algo de positivo e inspirador)

Em meditação, existe uma observacão constante da mente. O estado meditativo transcende todas as limitações e há a consciência do EU SOU, no eterno AGORA. Isto é possível apenas quando todas as ondas da mente ficarem imóveis e a mente deixar de existir. O objectivo da meditação é de criar novos canais positivos na mente e eliminar aqueles que são destrutivos. É um processo absolutamente ciêntífico mas o objectivo é espíritual. Não se preocupe se a mente começar a vaguear, o que certamente vai acontecer pois essa é a natureza da mente. Traga-a apenas de volta, lentamente, até ao ponto de focagem.

A Meditação pode ajudar a tratar até mesmo alguns sérios problemas de saúde, conforme indicam novas pesquisas. A energia proveniente da mente é um facto, e este poder pode ser aproveitado para o bem da nossa saúde e para eliminar o stress e problemas mentais e físicos

A maior parte do que acontece na nossa vida, começa no oceano da mente, que muda constantemente - às vezes selvagem, irritado, brincalhão ou calmo. Os pensamentos sobem como as ondas e depois desaparecem. Quando você faz meditação, você pode ver, ouvir, tocar e provar os seus pensamentos, sem ter que se afogar neles. Á medida que a sua mente relaxa e os seus pensamentos se começam a restabelecer, todo o seu Ser se vai sentir tão maravilhosamente harmonioso e calmo que você vai querer repetir essa experiência constantemente. Se fizermos Meditação com regularidade, iremos encarar a Vida de uma maneira melhor em todos os sentidos.

Moinhos Velhos
Cotifo Box 951F
Lagos 8600-077 Portugal

Tel: 351 282 687 147

E-mail:
detox@moinhos-velhos.com
Skype: moinhos.velhos

 

Sign up for our newsletter